Ronaldo Menéndez (autor que infelizmente não foi ainda editado em Portugal, apesar de ter uma obra já com alguma dimensão e ter sido galardoado com vários prémios) pertence a uma espécie particular de escritores cubanos: críticos profundos - alguns deles na banda da radicalidade - do sistema político cubano, emigraram legalmente (no caso de Menéndez, para Espanha) mas voltam a Cuba e voltam a sair da ilha quando entendem e ali conservam casa... e família. Como contrapartida, cumprem um acordo tácito de não participarem em actividades políticas que tenham como alvo o governo cubano. Neste grupo sui generis destacam-se os escritores Leonel Pandura (este largamente editado em Portugal) e Ronaldo Menéndez.
O excelente livro "Rojo Aceituna" (Editora "Páginas de Pluma", Espanha) de Menéndez é ainda um projecto particularmente singular por ser realizado nas condições especiais atrás referidas: é um livro de viagens (com a aproximação à realidade que só é possível quando as viagens são feitas na condição de "mochilero") cujo itinerário escolhido foi um conjunto de países onde se encontra instalado alguma forma de resquício do que sobra hoje do sistema comunista ou aparentado (na América Latina e na Ásia). O que Menéndez encontra são os restos sombrios (muitos deles já transfigurados sob a forma do capitalismo mais cruel) de uma utopia que se tornou criminosa por via do impulso psicótico dos "engenheiros de almas" apostados num projecto totalitário de transformação social transportando o paradoxo de desvalorizar por completo as pessoas que teoricamente seriam os beneficiários das transformações sociais e políticas.
O livro de Menéndez, muito bem escrito e mantendo sempre uma linha alta de tensão com descoberta e aventura, tem ainda o enorme interesse de na abordagem a estas sociedades decadentes e terminais os contactos e diálogos (ou seja, as fontes de informação) são estabelecidos não com personalidades mas sim (só possível obter-se por um escritor "mochilero") com as pessoas comuns e desposicionadas de qualquer perspectiva de relevo relativamente aos seus testemunhos.
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)