O atraso da chegada aos nossos écrans deste documentário de Ken Loach só lhe realça a oportunidade. É que assim, com o atraso, "O Espírito de '45" constitui um bom e bem ensopado pano encharcado para atirar na cara do lacaio Passos Coelho e da sua corja de desmanteladores do Estado social. E demonstra que a fúria ideológica deste governantes de direita retardada vem requentada e é filha menor de uma senhora que fez estragos semelhantes há anos atrás no reino de sua majestade.
O estilo do documentário é sóbrio e clássico, pontuado por um maniqueísmo que não ultrapassa o bom espirito fabiano. E é verdade que nos avisa de muitas coisas cuja utilidade já se terá perdido no tempo. Ou seja, devia vir antes do fim da classe operária. Mas avisa de algo que devia termos em frente das nossas pautas: que nenhuma conquista (social, política, libertária) é ganha para todo o sempre e qualquer distracção ou acomodamento pode ser a morte do artista. Além disso, o filme tem pretextos para muitas e urgentes discussões à volta do estado a que chegámos e com lhes dar a volta. Agora com Seryza.
Com toda a franqueza não entendo como é possível que alguém interessado nos nossos tempos, nos seus ventos e marés, possa dispensar um salto ao Cinema Ideal para ver este "O Espírito de '45" do velho e lúcido Ken Louch.
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)