Vai acontecendo aquilo que muita gente se recusou a prever: a inevitabilidade da discussão aberta jamais vista sobre se existem limites (e a haver onde estão eles) à expressão da descrença sob as suas mais diversas formas: ironia, sarcasmo, blasfémia. Para alguns, é um desafio à experimentação do prazer do esmagar o dogma, surgindo como uma inauguração do alívio partilhado em grande escala do sufoco dos totalitarismos; para outros, como a escandalizada tríade Papa Francisco, Boaventura Sousa Santos e Ana Gomes, paladinos da sabedoria do medo, a apelarem à autocensura que evite o boomerang e a represália; ainda para alguns outros (demasiados), incomodados que novos alvos desfoquem os ódios sagrados (governos eleitos em democracia e capitalismo, americanos e judeus, à cabeça) a descobrirem conflitos e contradições para se desmarcarem da afirmação civilizacional que foi, está a ser, o repúdio e bater o pé ao terrorismo islamita e aos seus aliados pelo medo. Esta explosão, este pôr à prova convicções, valores e desejos profundos, agora a entrar na sua fase centrífuga, até porque a procissão ainda só começou, é o efeito mais directo, mais admirável e provavelmente nada desejado pelos assassinos, dos atentados em França. Vai haver muitas separações de águas, inevitavelmente. Com a vetusta divisão entre esquerda e direita nos velhos termos políticos a ameaçar ruína e a ser provavelmente substituída por outras distinções em termos de sentidos da dignidade humana, dignidade social, liberdades em todos os sentidos e áreas e ocupando a centralidade do debate político e impedindo que o debate social a menorize. Que se cuidem, pois, os estados-maiores e as vanguardas enfiadas nas suas fortalezas da velha política e velhas identificações de ódios. Provável é eu estar completamente enganado mas se não estiver então Maio de 68 terá sido apenas um começo de algo muito maior que só agora está a começar.
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