Acho bem a “disposição europeia” que consagra a liberdade de um patrão não admitir trabalhadores que sejam viciados no tabagismo. Aliás, os do cigarrinho têm alternativa: imitem os patrões transnacionais e deslocalizem-se, procurando trabalho fora da Europa limpa, higiene, pura e unida. Enquanto restarem desterros para viciados e se, entretanto, não lerparem em Oncologia.
A Europa, seguindo os Estados Unidos, amanhã em todo o mundo, quer saúde, muita saúde, só saúde. É a procura ancestral da eterna juventude, pela higiene absoluta, pela pureza livre do vício. Admirável utopia esta, a de um admirável mundo novo anunciado, em que, pela via da higiene e do decoro, as sociedades se querem saudáveis e, no limite, constituídas apenas por cidadãos eternos e imaculados. Santos, isso também. Aquilo em que as religiões, o fascismo e o comunismo falharam (a redenção humana, no espiritual e no social) está preste a ser conseguido pela cruzada contra o tabaco. A seguir, step by step, erradica-se o consumo de álcool, o sexo em excesso (todo o que esteja além do necessário para a procriação), as leituras inconvenientes, a Internet (mãe de tantos vícios), a inveja, o hedonismo, o anarquismo, a injustiça, as festas fora de horas, as guerras, todos os pecados – os mortais e os outros. Então, os homens serão livres, limpos e higiénicos. A caminho da vida eterna sem o desvario de um vício como amostra. Verdade que, todos higiénicos e com vida eterna, castrados na liberdade de escolha entre virtude e vício, entre a saúde e a doença, entre a vida e a morte, não vamos caber no planeta. Mas como, então, a humanidade não será outra coisa que camadas sobrepostas de chatos e de censores, mas higiénicos e empreendedores, cavem-se tuneis e subterrâneos e alonguem-se os prédios, transformando o mundo numa imensa Nova Iorque. De qualquer forma, sem vícios, os novos homens não terão o vício da revolta. Estarão por tudo, até pensarem-se eternos porque limpos.
Declaração de interesses: Sou fumador, não procuro emprego, (ainda) não tenho consulta marcada para Oncologia, não luto por um admirável mundo novo.
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)