Arrefeceram há pouco os corpos das vítimas, incluindo as muitas crianças, no massacre odioso, inadmissível como todos os massacres, em Qana no Líbano. E eu, na minha incapacidade de parar guerras, só posso chorá-las.
Vocês, meus senhores, sei que também choram essas mesmas vítimas e têm carpideiras sem fim para ampliar os choros. Mas, meus senhores, as vossas lágrimas não são mais humanas que as minhas. Porque choro sempre todas as vítimas da brutalidade humana. Melhor dito, de todas as brutalidades humanas. E espero sempre, num misto de confiança e ingenuidade, de outro ser humano, meu concidadão do planeta Terra, que faça o mesmo, não colocando filtros ideológicos na categorização dos sentimentos perante as vítimas e tendo a desumanidade, politicamente disfarçada, de dizer “esta vítima é mais vítima que aquela” e "este crime é mais inadmissível que aquele". Do género daqueles que dizem que Auchwitz foi o cúmulo do Mal Castanho mas o Gulag só existiu na propaganda do Mal Americano e é para esquecer. Os mesmos que se aproveitem das vítimas, como urubus, manipulando as perdas em função do saldo em conta de qualquer causa. Porque aos urubus ainda podemos desculpar o instinto de sobrevivência física. Aos urubus ideológicos, nem sequer isso. Muito menos que isso.
Eu não choro combatentes de qualquer lado, eles sabem ao que vão. Quando muito, apenas se dividem em heróis ou vilões, segundo o critério do lado da trincheira. Eu choro os civis apanhados sob o fogo das guerras dos combatentes, todas as guerras, sobretudo as crianças. Incluindo, com repulsa, as vítimas de Qana.
Espero, senhores antijudaicos, aliados - objectivos ou subjectivos - do Hezbollah, que me permitam misturar as minhas às vossas sonoras lágrimas de agora. Eu é que não vos permito essa mistura se amanhã se calarem com outras vítimas, outras crianças, gerindo o choro ao serviço do fim de Israel ou do quer que seja. E já não falo de hoje ou de ontem, porque então...
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)