Quarta-feira, 27 de Abril de 2005

SOBRE CAUSA E EFEITO (2)

r3856791466[1].jpg

O meu post “Sobre Causa e Efeito (1) “ mereceu dois comentários que me acicataram a desenvolver a tese que ali perfilhei. A eles respondi na “caixa de comentários”. Resolvi trazer esses diálogos para a página da frente, na esperança de que o tema recolha novos contributos.

1 – Mascando Chuinga:

A Isabella que, além de alimentar o seu excelente blogue, é nossa visitante atenta, recordou: “uma frase, de então, do Presidente Samora Machel: "A guerra colonial foi a universidade dos capitães de Abril".
Deixei-lhe esta réplica:

”Quanto à frase citada de Machel, não sei não, embora lhe entenda o sentido político-propagandístico que é de bom efeito. Para os "capitães de Abril", a guerra colonial, mais que "universidade" (considerando que universidade é sítio próprio para evitar a estupidez, quando vemos tanto académico estúpido...), não terá sido antes o acumular acima do limite do medo da morgue e do pânico dos perdedores? (é que, convém não esquecer, os militares antifascistas e anti-colonialistas precisaram, modo geral, da terceira comissão para serem antifascistas e anti-colonialistas, antes disso até vestiram o patriotismo da missão). E, curiosamente, mas dando que pensar, a consciência mais desesperada (e mais consequente e impaciente, pois então) entre os militares profissionais do exército colonial, depois MFA, eram (por acaso?) os que estavam na Guiné e em Moçambique (onde estavam as castanhas mais quentes). E menos, muito menos, em Angola, em Cabo Verde, em Timor e em Macau. Para não falar nos sítios onde não houve guerra, porque é que Angola foi "menos universidade" que a Guiné e Moçambique? E, nestas "duas universidades" porque é que a Guiné deu mais "mestrados" e "doutoramentos"?

2 – Estudando pela Sebenta:

A th, outra animadora dos comentários neste blogue e dona do seu excelente poder de escrita, “provocou”: “Vocês não andarão à procura da resposta para a velha questão: "quem apareceu primeiro...a galinha ou o ovo?". Certo, certo, uns dirão que foi a galinha, outros o ovo...quanto a mim em algum lugar apareceu um, noutro lugar apareceu o outro...mas que deu uma bela "refeição"...lá isso deu, com algumas "indigestões pelo meio, como era de esperar, que o fim de uma boa refeição nem sempre é bem conseguido!",
ao que argumentei:

”Quanto ao que diz da "refeição", cara th, concordo inteiramente. Quanto à questão de fundo, tenho opinião (sujeita a aferição) diferente da sua. Não me parece nada a questão da "galinha" e do "ovo". Isto é, se a guerra colonial não fosse travada pelos movimentos de libertação da forma como foi (na Guiné e em Moçambique, com sucesso estratégico, de mobilização e com resultados militares palpáveis), de certeza que o fascismo duraria bastante mais e as forças armadas não teriam um papel central e talvez até alinhassem ao lado do regime. Era limitada a capacidade da resistência antifascista para fazer face ao fascismo luso (com poderosos aliados internacionais, no contexto da guerra fria). Até internamente, a mobilização antifascista conseguida (mas insuficiente para derrubar o regime) deveu muito ao medo e recusa de sectores da juventude perante a guerra colonial. E como Salazar morreu quando a morte o visitou depois do acidente da cadeira, talvez Marcelo tivesse morrido doente e na cama ou passado a pasta a um "Adolfo Suarez à portuguesa" . Como Franco em Espanha e que encontrou ainda formas (através do Rei, e não só) de o franquismo passar tranquilo através da "transição", evitando roturas revolucionárias. Aqui, a rotura não só foi revolucionária e antecipada à capacidade popular de libertar o País do fascismo, porque as FA entraram em força no processo de rotura e isso porque os oficiais não suportavam mais a guerra colonial onde ela fazia mais mossa. Pensando nisto, não posso deixar de concluir que o factor determinante para o 25A foi a guerra colonial, pelo impacto da luta anti-colonial onde ela foi mais eficaz (na altura: Guiné e Moçambique). Entretanto, julgo que o anti-fascismo "metropolitano" (embora tenha ajudado o movimento anti-colonial), "civil" se perdoar a força de expressão, não teve e não tinha capacidade para impor uma solução ao problema colonial. Assim, julgo que é justo reconhecer que devemos aos movimentos de libertação anti-colonial (designadamente ao PAIGC e à Frelimo) terem desgastado de tal forma as Forças Armadas que as empurraram para o antifascismo e para a Revolução. O seu a seu dono.”

A procissão vai no adro. Recolhe já à capela das inutilidades redundantes ou tem ruas para andar? Quem quiser, que se chegue. Escuto.

















Publicado por João Tunes às 22:29
Link do post | Comentar
9 comentários:
De Joo a 29 de Abril de 2005
Caro JG, todo o prazer pela sua companhia. Pois é, IO, isto agora fia ao solene, veremos no que dá.
De JG a 28 de Abril de 2005
Quando sei que me linkam, gosto de retribuir. É sempre esse o meu primeiro ímpeto. Tal como você, mantenho os links até verificar que não os devo manter. Tb tenho por lá alguns que não me linkaram mas cuja qualidade ou teor o justifica . Quanto ao seu blog, já li o suficiente para crer que o meu primeiro impulso estava certo. Abraço.
De IO a 28 de Abril de 2005
olá, bom dia! beijo ao João e Theo, uma que é de desconfiar quando chama sr./sra. a alguem,lol
De Joo a 28 de Abril de 2005
Essa do Sr parece-me ter água no bico mas se é para eu, respeitosamente, a tratar por Srª, vamos já a isso, pedindo desculpa pelo atraso no tratamento. Pois relativamente ao que a Srª agora disse, claro que estou de acordo. O antifascismo ajudou ao anticolonialismo, mais: o anticolonialismo teve uma importante árvore nascida aqui, na luta antifascista (onde tomaram consciência e se politizaram alguns, não todos mas alguns, dos quadros dos movimentos de libertação). E a partir de determinada altura (depois do V Congresso do PCP em 1957), foi permanente a solidariedade e colaboração entre os dois polos da luta contra Salazar e Marcelo. A minha tese refere-se ao que foi determinante na eclosão do 25A. Não contrariando em nada o que a Srª disse, o que defendi e defendo, até me convencer do contrário, é que com o antifascismo que fomos capazes de produzir, sem o anticolonialismo, adiar-se-ia a revolução até muito mais tarde, podendo nem sequer se dar como aconteceu em Espanha, operando-se apenas uma "transiçao democrática" que mantivesse o essencial dos interesses defendidos e suportados pelo fascismo. Quanto às fraldas que a Srª lavou (eu também lavei e mudei muitas com a minha primeira filha, o segundo é que já apareceu na época do descartável), fico à espera de mais um seu excelente texto na "Sebenta". Com os melhores cumprimentos, cara Srª.
De th a 27 de Abril de 2005
eheheh...pois! quanto ao resto (o principal, direi) dirá o Sr muito bem, por certo, que eu por essas alturas andava a lavar fraldas...mas, se por um lado, havia aí nos terreiros dos quarteis uns ma"galinhas" (sem ofensa), por outro a "Gema" dos nossos ousados pensadores já mexiam o caldeirão para o repasto. Não nos podemos esquecer, e o Sr. menos que ninguem, pelos motivos conhecidos, do contributo doloroso e doloso de alguns, anónimos, que pelo menos nos fizeram pensar. Foi o meu caso, que tive amigos presos e embora sussurrados, ia ouvindo os seus relatos...e assim continuemos a dissertar que, pelo menos,haverá sempre alguma coisa a aprender!
De Joo a 27 de Abril de 2005
A explicação para o nome do meu blogue está no primeiro post do Água Lisa (1) que pode ser encontrado nos links da esquerda (é o segundo, depois de Bota Acima). Para encontrar o post que dá chave ao nome escolhido, procure no "arquivo" mais antigo e desça até ao primeiro post.
De Joo a 27 de Abril de 2005
Não era melhor ler primeiro antes de linkar? Eu linkei "O Blog da Sabedoria" depois de ler e gostar. E fica linkado (só) enquanto goste. Deus me livre de linkar alguns que me linkam. Outros linko porque gosto e sem esperar retribuição. E relativamente à liberdade para linkar, também a uso para deslinkar. De qualquer forma, agradeço a simpatia das suas palavras.
De JG a 27 de Abril de 2005
Já agora e uma vez que me tens linkado, aproveito para te dizer que tenho um outro blog, que considero muito giro, mas de que pouco falo. Trata-se de O Século Prodigioso em
http://oseculoprodigioso.blogspot.com

É sobre arte do século XX. Se te apetecer linkar :-))

E só mais uma pergunta: porquê Água Lisa (2). Já houve uma Água Lisa (1)?
Abraço
De JG a 27 de Abril de 2005
Bendito Technorati. Só assim descobri que estava linkado aqui. Não vou tecer comentários porque ainda não vi o teu blog. Vim só dizer que vou retribuir o link. Obrigado.

Comentar post

j.tunes@sapo.pt


. 4 seguidores

Pesquisar neste blog

Maio 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts recentes

Nas cavernas da arqueolog...

O eterno Rossellini.

Um esforço desamparado

Pelas entranhas pútridas ...

O hino

Sartre & Beauvoir, Beauvo...

Os últimos anos de Sartre...

Muito talento em obra pós...

Feminismo e livros

Viajando pela agonia do c...

Arquivos

Maio 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Junho 2013

Março 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Junho 2012

Maio 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Links:

blogs SAPO