Johan Heesters, holandês, é um cantor veterano, se assim se pode dizer de quem começou a carreira com 17 de idade e já vai no 104º aniversário, sempre a cantar. Regressa agora, depois de uma longa carreira de sucesso na Alemanha (vive há muito na Baviera), à sua cidade natal holandesa de Amersfoort (perto de Amesterdão) para um espectáculo com canções de opereta e outras, ditas românticas.
Este espectáculo programado de Johan Heesters vai ser dotado de medidas máximas de segurança. Tanto mais que em 1963, na última tentativa do cantor veterano voltar a actuar em palcos holandeses, a exibição acabou mal, ou muito bem segundo outro ponto de vista, dado que o longevo artista foi simplesmente expulso do palco pelo público.
O que cria tanta celeuma à volta de um cantor centenário que teima em cantar na sua terra natal? Coisa pouca, ou coisa muita segundo outro ponto de vista: Johan Heesters foi não só um adepto do nazismo (cuja pata militar ocupou a Holanda) como uma estrela da máquina de diversão dos nazis, tendo sido especialmente apreciado por Hitler.
Há memórias com dificuldades em perdoar, até quanto aos que cantam. Mas mais nuns sítios que em outros. É que, sendo holandês, Johan Heesters nunca interrompeu a sua carreira de sucesso na Alemanha (desde a do Reich, até à unificada, passando pela Federal) e vive feliz e acarinhado na Baviera. E se os alemães, os de ontem e os de hoje, passando pelos do meio, lhe perdoaram sempre a sua entranhada ligação ao nazismo (a ele e a mais que muitos), e sobre essa barbárie sabem eles mais que ninguém, porque raio os seus patrícios se mantêm relutantes em lhe concederem as palmas do perdão?
Imagens: Johan Heesters, o de hoje e o de quando visitou, com gosto cúmplice, o campo de extermínio nazi em Dachau
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)