Quarta-feira, 31 de Outubro de 2007


Bem observado. Mas a indignação cívica é fácil de manifestar: desligar a televisão para ler o livro de Irene Flunser Pimentel.
Tinha uma secreta/ingénua esperança que a RTP "copiasse" a TVE e nos desse (em breve, se possível) a ver uma obra documental histórica sobre o período desde Marcelo Caetano, passando pelo PREC, até à existência da democracia plena e da estabilidade governativa.
Excelente foram os 13 episódios de "La Transicíon", que acabaram de ser transmitidos em 27 de Setembro, e que cobriam o período final da governação de Franco, passando pela espécie de "Prec" espanhol (que me/nos(?) passou ao lado, na altura), até Fev. de 1977 :
"Se empiezan a legalizar los partidos políticos. Entrevista secreta Suarez-Carrillo. Cumbre eurocomunista en Madrid. Legalización del Partido Comunista. Don Juan renuncia a sus derechos. Campaña electoral.Primeras elecciones democráticas."
Pelo que se passou na RTP e objecto de seu post, a minha ingénua esperança nunca passará infelizmente de uma miragem.
E bem precisávamos que não fosse - muito do que hoje temos a vários níveis e ainda acontece mercê de tabús e de demasiados politicamente correctos, seriam melhor percebidos e combatidos se se mostrasse a história recente da forma séria como a TVE fez.
E quanto ao livro? Leu? Gostou?
Comentar post