Confirmei a notícia, porque resisti a acreditar, que Durão Barroso, visitando o Papa, lhe ofereceu uma estatueta da Santinha de Fátima. Presumo que por bairrismo patrício para disfarçar o esforço burocrático-transnacional que a União Europeia lhe impõe em nobre função. Ou seja, um “toque português” com agrado garantido por parte do Infalível Bento. A minha surpresa nada tem a ver com a escolha de Durão pela Santinha, por quem terá adquirido devoção em Bruxelas, a cidade mais triste e mais chata da Europa, a quem o dever de servir o chamou a residir e a “euro-comissariar”. [Sempre senti, nas não poucas vezes em que estive em Bruxelas, que se ali vivesse, depois de gasto o gosto pelo mexilhão, ou fugia dali ou me convertia a uma qualquer seita, para conter a vontade pelo suicídio]
Não o discutindo, não gabo o gosto de Durão na escolha da “lembrança” ofertada ao Infalível Bento. É que daquelas, iguais ou parecidas, terá, lá nos armazéns do Vaticano, o Bento Infalível uma boa catrefa delas. Pelo menos, as trazidas nas malas dos seus antecessores nas muitas peregrinações até à sombra da azinheira mariana que faz as delícias e os proventos do nosso próspero turismo religioso.
Atrevo-me até a perguntar: se a ideia de Durão foi dar um “toque luso” à oferenda, tão publicitada, porquê não o recurso à surpresa estética do génio lusitano, brindando-o com um nosso genuíno Galo em bom barro de Barcelos? Ou, melhor ainda, uma daquelas reproduções impantes de manguitos do Zé, em castiça loiça das Caldas e genialmente inspirados no humor irreverente do valente Bordalo. São símbolos demasiado laicos? Serão. Mas de Santinhas é que o Infalível Bento deve estar enjoado. Até arrisco que lhe deve apetecer mais um bom naco de torresmos para fazer peito a um bom vinho duriense de missa animada que receber visita de um dignitário de terra de bons comeres e beberes e acabá-la na rotina do “fast-food” de hóstias a que o Durão, por respeito induzido para com a Santinha, terá remetido a papal figura.
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)