Menezes dá direito a análises de todos os gostos e para todos os gostos. Como esta, bem original, de Jorge Nascimento Fernandes:
Ao contrário da maioria dos comentaristas que se sentem muito incomodados com a vitória de Luís Filipe Menezes, isso não se passa comigo e até acho que dali pode surgir a derrota do PS de Sócrates.
Hoje, do meu ponto de vista, Sócrates e a sua política são altamente perniciosos ao país, pois destroem conscientemente, com o apoio da direita patronal e civilizada, o pequeno Estado Social que, desde o 25 de Abril, se tinha vindo, com avanços e recuos, a construir.
Nesse sentido penso que um líder político que seja capaz de derrotar Sócrates, com um programa que não é mais à direita do que o dele, parece-me positivo. Pelo menos, permitirá, enquanto o pau vai e vem, que a esquerda nos próximos tempos se recomponha, se isso ainda for possível.
Com Marques Mendes o que tínhamos era a continuação da política de Sócrates por outros meios, que ninguém sabia se eram melhores.
Com Menezes, o famoso populista, o que temos é um ataque ao Governo de Sócrates pela esquerda.
Salvo o pequeno pormenor de que o PSD do dia seguinte à eleição de Menezes ser já diferente ao do dia pré-eleitoral, com o partido e os interesses a recomporem-se em novas fatiotas políticas à medida dos novos manequins (que são velhos figurões agora repescados ao sossego da naftalina partidária), não faltando muito para que “o partido mais português” volte à sua velha forma e tradicional posicionamento, faltando só o reajuste que não tarda entre “bases” e “barões”, a análise de JNF não está mal vista enquanto esperança no estímulo à “recomposição” da esquerda. Mas não é nada abonatória para a esquerda enquanto esquerda. Se esta estava necessitada do impulso de Menezes para acordar, então é porque o sono era bem pesado a prenunciar doença grave (de preguiça ou de incompetência). E agora ir a correr atrás do arraial populista de Menezes, é que lhe vai fazer bem à saúde?
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)