No ranking de 2007, com dados de 2005, elaborado pela “Mo Ibrahim Foundation” relativas a 48 países africanos sub-saharianos, as classificações, em termos de “performance de governabilidade” (*), obtidas pelos países saídos do extinto universo colonial português em África, são:
- Cabo Verde – 4º lugar
- S. Tomé e Príncipe – 10º lugar
- Moçambique – 23º lugar
- Angola – 42º lugar
- Guiné-Bissau – 44º lugar
Curiosamente, os dois países formados em territórios onde não se verificou luta armada pela independência (Cabo Verde e S. Tomé) são os melhor classificados (e bem colocados na metade superior do ranking). E se Moçambique surge a meio da tabela (o que corresponde a um movimento ascendente de melhoria relativamente ao passado), Angola e Guiné-Bissau perduram na cauda da vergonha relativa à honorabilidade africana. Curioso também que a co-habitação destas “lanternas vermelhas” no fundo da tabela respeitem a um dos países africanos mais ricos em recursos naturais (Angola) e a outro que é dos mais pobres e atrasados (Guiné-Bissau). Isto, enquanto a extraordinária míngua de recursos de Cabo Verde não impede que a sua governação venha pontuada com uma alta performance, tratando-se, como se trata, de um país cuja construção e consolidação após independência foi feita, em grande parte, com uma elite política “importada” (isto é, com quadros de origem caboverdiana mas formados politica e ideologicamente na luta armada independentista no território da Guiné-Bissau e dali “dispensados” após a independência e pelo golpe de Estado racista-étnico que cindiu o PAIGC) e que, apesar de formada no militarismo guerrilheiro, se veio a adaptar à democracia e à alternância.
(*) Items: “Safety and Security”; “Rule of law, transparency and corruption”; “Participation and human rights”; “Sustainable economic opportunity”; “Human development”.
[Nota: Acedi aos dados da “Mo Ibrahim Foundation”, graças à chamada de atenção do Jorge Rosmaninho, um “olheiro alentejano” na Guiné-Bissau, sempre oportuno e bem informado]
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)