John Lewis Gaddis é professor de História na Universidade de Yale e um dos mais reputados especialistas no período da “guerra fria”. Com uma larga bibliografia publicada sobre este período crucial da nossa história contemporânea, pressionado pelos seus alunos, resolveu editar um volume-síntese na matéria em que é especialista académico. Que está disponível em edição portuguesa (*).
É difícil para as mais novas gerações imaginarem a fase do mundo (1945-1991) em que a viagem da humanidade se fez permanentemente à beira do cataclismo destrutivo. E para as gerações que viveram a “guerra fria”, decerto que a sobrevivência em termos de sanidade mental e social só foi possível porque a esmagadora maioria, em inconsciência de sobrevivência, fingiu não querer saber que os grandes governantes estavam a brincar aos loucos à beira de um ataque de sadismo. Portanto, para uns e outros, não deixa de ser uma viagem impressionante mergulhar no desenrolar desta realidade só imaginável com padrões de fantasia condescendente. Sendo ainda difícil entender como o mundo escapou ao fim lógico da inércia da escalada. Para o que bastaria, por exemplo, que a implosão soviética demorasse um pouco mais (salvé, Gorbatchov!). Como, no final, assinala John Lewis Gaddis:
“A Guerra Fria podia ter sido pior – muito pior. Começou com um regresso do medo e terminou num triunfo de esperança, uma trajectória pouco vulgar para grandes convulsões históricas. Podia facilmente ter sido diferente: o mundo passou a segunda metade do século XX a ver as suas inquietações mais profundas não confirmadas. Os binóculos de um futuro distante confirmarão isso, porque se a Guerra Fria tivesse seguido um caminho diferente, talvez não restasse ninguém para olhar para trás através deles. Isso é qualquer coisa.”
(*) – “A Guerra Fria” - John Lewis Gaddis, Edições 70
Imagem: Numa época crucial da “guerra fria”, tanques americanos e soviéticos tiram-se as medidas em Berlim. E a hecatombe esteve quase a avançar e conseguir o “fim da História” por já não haver história para contar nem quem a tentasse escrever.
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)