Escreve Rui Bebiano:
Infelizmente, é já absolutamente normal, e até expressão de uma certa forma de coerência, que o PCP convide os bandidos armados e narcotraficantes das FARC ou os oligarcas, denunciantes e torcionários do partido único da Coreia do Norte – para além dos representantes dos regimes totalitários cubano ou bielorusso e de outras forças consabidamente antidemocráticas – para a sua Festa do Avante. O que me parece mais preocupante é que a opinião pública de esquerda considere o facto de somenos importância e abandone a denúncia deste tipo de situação nas mãos dos conservadores ou mesmo dos descendentes da velha direita. As preocupações a propósito das liberdades fundamentais e a decência política mais elementar parecem, uma vez mais, submergir por estes lados diante de pequenas prioridades tácticas. Um mau, ou um péssimo, sinal.
Julgo que RB coloca o dedo na ferida maior. O problema não é as amizades e cumplicidades do PCP em fase de pós-naufrágio do “internacionalismo proletário” (não vai a edição da “Festa do Avante”, neste ano do século XXI, ter como prato forte a saudade teologizada da maior hecatombe social e política do século XX - a experiência, o genocídio e o império bolchevique?). A grande questão, porque coloca o poder anestesiante do mito vivo-morto do antifascismo, é a complacência com que a cultura democrática encolhe os ombros perante a impunidade do jogo dúplice do PCP (“pai da democracia portuguesa” e “campeão das liberdades e do aprofundamento da democracia” enquanto as suas referências e paradigmas se mantêm ligadas à violência como meio de chegar ao poder e a praxis da ditadura e do crime como inevitabilidade para o conservar), porque incapaz biopoliticamente de apear Estaline e Brejnev dos seus armários. Houvesse uma festinha de uma dúzia de “cabeças rapadas” convidando camaradas energúmenos estrangeiros e cairia o Carmo e a Trindade. Pelo menos, há um problema de estrabismo no padrão da exigência democrática. Ou de capacidade de resistência à sedução pelo politicamente adquirido.
-----
Adenda: Aqui, em permanente actualização, os bloggers que repudiam a presença indesejada dos "farcistas" em Portugal, sob albergue da "Festa do Avante".
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)