

Nelson Évora conquistou, hoje, a medalha de ouro na final do triplo salto do Campeonato do Mundo de atletismo, que se disputa em Osaka, Japão, com a marca de 17,74 metros.
Já tardava esta máxima consagração atlética da velha especialização portuguesa no “salto”. Mas, sendo em “triplo”, está compensada a demora na medalha. Junte-se a ironia de termos de agradecer o feito à Costa do Marfim e a Cabo Verde e os parabéns a Nelson Évora ficam ainda mais compostos.
João
Estás de parabéns,o teu Benfica não é só futebol.
Amanhã,na iliminatória dos 200 metros,corre o
filho de um primo meu,tem o mesmo nome do pai,
Arnaldo Abrantes,antigo campeão nacional de 100 e
200 metros e atleta olímpico em Seul.O "puto"não
terá grandes hipóteses,mas,a minha costela Abrantes,
da parte da minha mãe,ficará envaidecida com qualquer resultado.O "miúdo"tal como o pai é atleta
do...Sporting.
Abraço
A que propósito se chamam à baila os clubes numa representação de Portugal? O que interessa que A seja do clube X e B pertença ao clube Y? Selecção é Selecção. O meu clubismo não chega aí. Aliás, nem sabia que o Nelson Évora era atleta do Benfica e nem o post foi por aí. Tentei fazer alguma ironia metafórica entre esta medalha (ganha por um "imigrante dos novos tempos") e a velha chaga da "emigração a salto" de outros tempos e foi odisseia de dezenas de milhar de nossos infelizes patrícios a caminho de França. Bem sei que a conversa é como as cerejas mas o teu comentário soube-me a bugalhos misturados com alhos. Mais um post falhado para a colecção. abraço.
João,não quis irritar-te.Percebi a tua ironia,bem
documentada pelas fotos
Um abraço,com as minhas desculpas
Não irritaste nada, caro Paulo. Temos é estima suficiente um pelo outro para não termos papas na língua quando conversamos. Abraço.
Os agradecimentos a Cabo-Verde terão que ser estendidos até à Costa do Marfim, de onde o "nosso" Nélsinho é natural há 23 aninhos. Chegou a altura dos escravos nos pagarem com ouro a sua triste diáspora. Esperemos que Naíde Gomes (São Tomé e Príncipe) não se esqueça da dívida.
Na Wikipédia: "Nélson Évora (20 de Abril de 1984) é um atleta português originário de Cabo Verde e especialista em Triplo-Salto, embora também pratique Salto em Comprimento."
Vidé Visão 755 - duo ouro negro- pág. 92
Confirmei em terceira fonte e cheguei à conclusão que fui induzido em erro (por mais uma "gralha" na Wikipédia). De facto, Nelson Évora nasceu na Costa do Marfim de pais caboverdianos. Já dei um "toque" no post para não ser injusto com os direitos da Costa do Marfim. De qualquer modo, a questão é de somenos quanto ao alcance pretendido com o post. Mas agradeço a ajuda no caminho para o rigor.
Comentar post