Em Cuba temos um só, o Partido Comunista, é verdade. Mas os candidatos às eleições não são escolhidos pelo partido. É o povo, reunido em assembleias de base, às quais chamamos circunscrições, quem propõe os candidatos. Uma vez eleitos, segue-se o sufrágio dos delegados às Assembleias Municipais do Poder Popular, e são estas quem propõe aos eleitores do respectivo território os candidatos às Assembleias Provinciais e à Assembleia Nacional do Poder Popular. Antes de assumirem há nova consulta e só então podem exercer os respectivos mandatos. Por outro lado, cada organização de massas do país propõe à Comissão Eleitoral Nacional os seus representantes, que depois são eleitos ou não por uma determinada zona do país.
Daqui vamos explicar a composição da nossa Assembleia Nacional. Nela estão representados todos os sectores da sociedade, desde os intelectuais cubanos aos camponeses que cortam cana-de-açúcar no interior rural. Qualquer decisão que seja tomada é apreciada, como em qualquer parlamento, pelas comissões específicas de cada área, as quais funcionam permanentemente.
(Daniel Blanco, estudante universitário e dirigente partidário cubano, a passar férias em Portugal, em entrevista ao “Avante”)
Pois claro, haver mais que um partido só vinha fazer confusão ao povo cubano. Só se estranha é o entusiasmo embevecido com que o entrevistador, naturalmente paladino das amplas liberdades e multipartidarismo em Portugal e adepto ferrenho da "liberdade de expressão" ameaçada por Sócrates, registou a lição de democracia (directa, a boa) deste feliz Daniel Blanco (que não explicou se férias no estrangeiro é recurso comum para qualquer estudante cubano ou do povo que propõe os candidatos aos sufrágios) e que falta saber se regressa a Cuba (muitos artistas e desportistas cubanos que saem para o estrangeiro costumam faltar ao embarque de volta).
------
Adenda para o contraditório: Faça-se o que não se pode fazer em Cuba: comparar com outra opinião sobre o processo eleitoral cubano e divergente da felicidade conformista e oficialista de Daniel Blanco.
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)