Mal amanhado o despacho ministerial sobre o processo instaurado pela comissária política da DREN ao professor Charrua. O que confirma a má forma como este governo lida com as liberdades, continuando a manchar o património das tradições históricas do PS neste domínio.
Por um lado, a ministra tenta salvar as faces da comissária política da DREN, do bufo denunciante e de Sócrates, ao dizer “ter ficado provado no relatório do processo disciplinar a existência de um insulto ao primeiro-ministro”. Por outro lado, face ao escândalo da insustentabilidade de desembocar numa sanção a denúncia e a acção repressiva, invoca, para o arquivamento do processo, que se o professor fosse punido “poderia configurar uma limitação do direito de opinião e de crítica política”. Ou seja, não puniram por não terem condições políticas para isso. Politicamente, é uma saída de sendeiro para o disparate autocrático de uma funcionária com desastradas entradas de leão. Em coerência, ou houve insulto e se punia, ou não houve e arquivava-se. Assim…
Resta o consolo de a opinião pública ter funcionado para travar o pior que se preparava neste caso. Sobra uma ministra que, ao querer salvar a face da funcionária da DREN, ficou sem autoridade política para exercer funções em que se exige coragem política, sem medos de cartões partidários.
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)