Se o luto por Cunhal está adiado no PCP, um outro luto não realizado, talvez ainda mais doloroso, marca a história deste partido. Um luto interrompido abruptamente pelas semi-revelações da mostruosidade criminosa do finado que entretanto se arredaram da memória e das consciências, em que os crimes, pela recuperação propagandística, se transformaram em erros e desvios. Estaline, falecido em 1953, marcou, tanto ou mais que Cunhal, a identidade e a religiosidade iconográfica do PCP. E o luto por Estaline, que caminha agora a par do por Cunhal, está longe de ser feito no PCP como se depreende das frequentes visitas que o seu fantasma faz, cada vez com maior frequência, às páginas do “Avante”.
Para que se entenda a dor de perda por Estaline sentida no PCP, nada como recordar os termos em que o Comité Central do PCP chorou, em
Aos trabalhadores de Portugal!
Ao povo português!
ESTALINE MORREU!
Mas a sua obra e o seu nome viverão eternamente no coração dos trabalhadores!
Camaradas! Trabalhadores de Portugal! Cidadãos!
O coração do camarada Josif Vissarionovitch ESTALINE deixou de pulsar! O amado guia, chefe e mestre de toda a humanidade progressiva, o grande amigo dos trabalhadores, morreu! Foi uma perda irreparável para o grande povo soviético, para o Partido Comunista da União Soviética, para os trabalhadores de todo o mundo, para a causa da Paz e do Comunismo!
O camarada ESTALINE foi o fiel companheiro de armas e continuador da obra de LENINE, com LENINE forjou e temperou no fogo vivo da luta o invencível Partido Comunista da União Soviética; com LENINE ele foi o genial obreiro da Grande Revolução Socialista de Outubro que derrubou para sempre numa sexta parte do mundo o poder dos capitalistas e latifundiários e instaurou o Poder dos Sovietes de operários e camponeses; com LENINE o camarada ESTALINE iniciou a construção triunfante da sociedade Socialista na União Soviética; com LENINE e seguindo os ensinamentos de LENINE o camarada ESTALINE foi o genial continuador dos grandes mestres do proletariado revolucionário – Marx e Engels – foi ele o melhor defensor da pureza das ideias de MARX-ENGELS-LENINE e enriqueceu a doutrina Marxista-Leninista com novas e preciosas descobertas; ESTALINE ensinou os comunistas a resolverem o difícil problema das nacionalidades e estabeleceu as linhas-mestras da transição do Socialismo para o Comunismo; com LENINE e seguindo os ensinamentos de LENINE o camarada ESTALINE conduziu sabiamente a luta vitoriosa do Exército Soviético contra os intervencionistas e guardas brancos que pretendiam restaurar na URSS o capitalismo e, quando da Segunda Guerra Mundial, foi ESTALINE que conduziu o Exército Soviético na luta contra os bárbaros invasores hitlerianos. Esmagando-os no seu próprio ninho, o camarada ESTALINE libertou a sua Pátria Socialista e toda a Humanidade da barbárie fascista, salvou a civilização e libertou centenas de milhões de pessoas dos sofrimentos atrozes nos campos de concentração, da opressão e do terror infames; e abriu caminho aos povos da China, Checoslováquia, Hungria, Bulgária, Roménia e Albânia para se libertarem da opressão imperialista e do capitalismo, para entrarem pelo caminho dum futuro radioso, pelo caminho do Socialismo.
Segundo os ensinamentos do grande ESTALINE, aprendendo com ESTALINE a criar confiança nas suas próprias forças e conhecer o caminho que conduz à libertação para sempre das grilhetas da exploração capitalista e da opressão imperialista, os povos ainda dominados pelo capitalismo e pelo imperialismo lutam vitoriosamente em todos os continentes e países por um futuro luminoso, pela Paz e pelo Socialismo.
Seguindo os ensinamentos do grande porta-bandeira da Paz, o querido camarada ESTALINE, muitas centenas de milhões de pessoas de todos os credos políticos e religiosos e raças lutam e lutarão indefectivelmente pela salvaguarda da paz mundial. O pensamento seguro do maior homem dos nossos dias e de um dos maiores génios da Humanidade em todos os tempos ilumina poderosamente o caminho dos povos para a Paz, para a Democracia e para o Socialismo. Centenas de milhões de trabalhadores de todos os países e raças juram manter-se sempre fiéis ao pensamento de ESTALINE, de prosseguirem indefectivelmente na luta pela Paz, pela Democracia e pelo Socialismo, a que ele consagrou toda a sua maravilhosa existência.
Seguindo os sábios ensinamentos de Josif Vissarionovitch ESTALINE os povos da grande União Soviética caminham de vitória em vitória para o Comunismo, fazem da imensa União Soviética um baluarte inexpugnável e invencível da causa da Paz, da Democracia e da Independência dos povos. No poder criador do povo soviético, na força invencível do Partido Comunista e do Governo da União Soviética está sempre vivo o pensamento gigante e imortal das duas águias da montanha: de LENINE e de ESTALINE, está a aplicação fiel e criadora dos ensinamentos sábios destes servidores incansáveis do proletariado revolucionário, dois guias seguros, inspiradores, chefes e mestres da luta dos povos de todo o mundo por uma vida melhor, por um futuro radioso.
A figura do camarada Josif Vissarionovitch ESTALINE era tão grande, a causa que ele encabeçava tão poderosa, que os chacais salazaristas não puderam ocultar inteiramente ao povo português o seu grande significado e quanto foi sentida a sua morte pelas pessoas progressivas de todo o mundo. Todos os portugueses que amam a Paz, a Democracia e a Independência Nacional sentiram profundamente a perda do camarada ESTALINE. A obra e o nome do camarada ESTALINE são profundamente queridas pelos trabalhadores portugueses, eles vêem na grande União Soviética a na vida feliz e radiosa do povo soviético a realidade viva do pensamento estalinista; por isso jamais o povo português pegará em armas contra a sua amiga União Soviética, por isso jamais o povo português se prestará a servir de carne para canhão para satisfazer os vis intentos dos imperialistas americanos e dos chacais salazaristas. Os operários, camponeses e intelectuais progressistas de Portugal sabem que o único partido político que incarna na sua luta os seus anseios e aspirações mais sentidas é o Partido Comunista Português, que este se inspira e se manterá fiel ao pensamento e obra do grande chefe e mestre
da Humanidade progressiva, do camarada ESTALINE. As vitórias do povo português na defesa da Paz e pela conquista da Democracia e da Independência Nacional tiveram e terão a inspirá-las e a guiá-las o pensamento criador do camarada ESTALINE, e estaremos tanto mais próximos da vitória final, quanto mais fiéis formos ao pensamento do grande mestre e amigo dos trabalhadores de todo o mundo. Seguindo pelo caminho sabiamente traçado por LENINE e ESTALINE os trabalhadores portugueses derrubarão o fascismo, farão de Portugal uma nação próspera, livre e independente!
Prestemos a melhor homenagem ao lutador incansável, ao génio que dedicou toda a sua vida radiosa à grande causa dos trabalhadores; honremos a memória do camarada Josif Vissarionovith ESTALINE cerrando ainda mais as nossas fileiras na luta pela Paz, pela Democracia e pela Independência Nacional!
Juremos manter-nos sempre fiéis à causa de ESTALINE, à causa da classe operária e camponesa, à causa dos trabalhadores e homens progressivos de Portugal!
Juremos manter sempre vivo dentro do partido dos trabalhadores portugueses, do Partido Comunista Português, o pensamento do camarada ESTALINE!
Guiemos sempre os nossos passos na luta pelo pensamento dos dois gigantes da causa do proletariado pelos ensinamentos de LENINE e de ESTALINE, e a vitória será nossa!
ESTALINE morreu, mas a sua obra e o seu nome querido viverão para sempre no coração dos trabalhadores portugueses!
GLÓRIA ETERNA AO CAMARADA ESTALINE!
VIVA O INVENCÍVEL PARTIDO DE LENINE E DE ESTALINE!
VIVA A GRANDE UNIÃO SOVIÉTICA!
Março de 1953,
O Comité Central do Partido Comunista Português
----
Imagens: Dois sentimentos relativamente a Estaline: 1) 1953, no seu funeral, os membros da Comissão Política do PCUS transportam a sua urna no início do desfile funerário; 2) 1956, húngaros revoltados em Budapeste posam junto aos bocados da estátua derrubada de Estaline.
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)