A comunidade católica de San Carlos Borromeo em Vallecas (Madrid) (ver aqui), decidiu, em Assembleia (foto na imagem), tomar posse das chaves da sua igreja como resposta às ordens do Cardeal e Arcebispo de Madrid, António Rouco Varela, de “reconversão” do espaço como forma de impedir a continuação da acção de três padres, Enrique de Castro, Pepe Diaz e Javier Baeza, dedicados à ajuda a desvalidos e à recuperação de marginais e inserção de imigrantes (a quem a hierarquia eclesiástica aponta os "crimes teológicos" de dizerem missa em trajes comuns e terem substituído as hóstias por biscoitos).
O grito de revolta de um dos padres contestados pelo Cardeal Arcebispo é revelador: “porque não permitem que a nossa Igreja seja dos pobres, quando há uma enorme quantidade de Igrejas dos outros sectores sociais?”. E o significado maior é ele ouvir-se aqui, na próspera Europa em crise, soando, como soa, a grito vindo da paupérrima América Latina. Sinal que as manchas de pobreza, o alargamento da exclusão social, o fosso cavado entre os muito ricos e os muito pobres, esse fruto do neo-liberalismo desenfreado e do alastramento da imigração clandestina e em massa, é hoje um “problema europeu”. Tão europeu que aproxima a voz da revolta dos católicos pobres, incluindo alguns padres que teimam em não excluírem os mais pobres da Igreja, das portas do Vaticano.
No momento em que a escória neo-fascista cresce em arrogância e agressividade, usando a pobreza e a imigração como motivo para desenvolver maus instintos na exclusão dos “outros”, enquanto a nomenklatura da Igreja Católica permanece atávica na ostentação e poder, nas formas tradicionais de caridade ritualista e se vira para dentro a multiplicar peregrinações, beatos e santos, é um sinal de consolo que haja, no seu interior, quem resista, quem diga não.
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)