Encontrei um blogue intitulado “Companhia dos Filósofos” subscrito por “uma comunidade de jesuítas em formação na fase dos estudos em filosofia”. E achei interessante tentar entender o “húmus blogante” destes catraios net-porfiados que só posso imaginar com ideias frescas e sotainas bem engomadas. Claro que não esperava que os jovens filósofos jesuítas se devotassem a incentivar uma votação massiva no Marquês de Pombal como “grande português” mas estava longe de imaginar que hasteassem a bandeira da sinistra “Mocidade Portuguesa” (a milícia fascista de Salazar) e cronicassem com este patrioteirismo serôdio de Lusitos vindos das catacumbas do fascismo clerical:
Não, isto não é uma crónica futebolística lembrando a vitória de ontem de Portugal sobre o Brasil. Um ‘viva’ é uma saudação que implica alegria e entusiasmo. Ora a alegria, por sua vez, implica festa ou celebração.
Hoje há uma celebração importante para Portugal, importante porque nos define como povo, importante porque está reflectida no próprio brasão que Portugal ostenta. Hoje celebra-se a devoção às Cinco Chagas de Jesus. Pode parecer um pouco masoquista lembrar algo que à partida é doloroso. De facto, nós preferimos esquecer-nos das feridas que tantas vezes nos doem e andamos por aí, anestesiados nos nossos afazeres.
Recordar as Chagas de Jesus Cristo é bem mais do que um sentimento desfocado da nossa realidade, é lembrar Portugal, significa trazer à memória D. Afonso Henriques, nosso primeiro Rei, que quis formar um Reino baseado na fé
Vale a pena lembrar para algumas memórias mais esquecidas, porque foi isso que fez nascer Portugal, é esse o motivo de sermos portugueses. As coisas não nascem sem uma causa primeira. A fé é uma das razões da nossa identidade. Se queremos ser coerentes no rumo que agora seguimos, temos que lembrar as cinco quinas, ir à sua origem e a partir daí caminhar para o futuro.
Lendo-os, só posso reforçar a convicção que, pelo menos quanto a estes “jesuítas lusitos”, e antes que eles cheguem a “comandantes de falange” ou sequer a “comandantes de castelo”, o melhor é ir dar uma volta ver as obras no Túnel da Rotunda e piscar um olho cúmplice ao sujeito da estátua postado lá no alto.
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)