Pelos votos do PP no Município, que não discutiu a proposta socialista de revogar os títulos honoríficos, limitando-se a votar contra e inviabilizá-la sem sequer se justificar, o ditador Francisco Franco continua a ser “Presidente de Câmara honorífico e perpétuo” de Salamanca e a manter a Medalha de Ouro daquela cidade espanhola. [notícia aqui]
Passados 30 anos após o início da “transição democrática” em Espanha, o PP não consegue ir além do mutismo relativamente à vergonha do longo passado opressivo da ditadura do nacional-catolicismo espanhol. O que é um sinal evidente que continua a incluir nas suas hostes uma parte importante da “saudade franquista” que quer conservar como suporte orgânico e eleitoral.
Desgraçadamente, ainda não foi desta que Salamanca optou pelo património intelectual e cívico de Miguel Unamuno em vez das amarras aos crimes de Franco. O que não retira uma letra à profecia de Unamuno atirada à cara dos legionários falanguistas que lhe conspurcaram a Universidade quando ele era seu reitor: “Vencereis mas não conseguireis convencer”. Antes, mantem toda a actualidade perante o silêncio de cumplicidade do PP.
Imagem: Franco a ser doutorado “honoris causa” pela Universidade de Salamanca, título que também lhe continua atribuído. Idêntico ao que a Universidade de Coimbra fez, e ainda não renegou, para com Salazar.
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)