Sujeitos que não entendem patavina daquilo que não gostam, não conseguindo passar da repulsa bárbara assente em clichés, transformando os diferentes em idiotas para facilitar o caminho do nojo, estão encantados com o proibicionismo catalão antitaurino. Pois, muito bem, meus caros, perder ou ganhar é a mesma democracia. Por mim, fico à espera que o proibicionismo chegue à Andaluzia, o que talvez não aconteça já na próxima semana. Mas os proibicionistas Rui e Luís podiam ter dito uma palavrinha sobre o fundo da questão, a do nacionalismo de faca e alguidar, pois aqui a tourada é mero pretexto de anti-espanholismo. Aquilo não é repulsa a sangue de toiro bravo. É sede de ver a Espanha partir-se aos pedaços. Se necessário, com outros sangues. Como aqui comentou o meu amigo Daniel:
No dude usted de cuáles son los verdaderos motivos por los que en Cataluña se han prohibido las corridas de toros: Porque son un símbolo de España. Lo de la tortura al animal y esas milongas es secundario.
No se trata de un asunto de compasión hacia los animales, sino de manipulación política. Esta vez la víctima fue la tauromaquia.
Cataluña sigeu dando pasos atrás en la historia. Ahora, los aficionados catalanes se verán obligados a viajar a Perpiñán, en Francia, para ver una corrida de toros. Como en la época de Franco, cuando iban allí a comprar los libros y ver los films que la dictadura prohibía.
(publicado também aqui)
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)