Quarta-feira, 28 de Julho de 2010

Sujeitos que não entendem patavina daquilo que não gostam, não conseguindo passar da repulsa bárbara assente em clichés, transformando os diferentes em idiotas para facilitar o caminho do nojo, estão encantados com o proibicionismo catalão antitaurino. Pois, muito bem, meus caros, perder ou ganhar é a mesma democracia. Por mim, fico à espera que o proibicionismo chegue à Andaluzia, o que talvez não aconteça já na próxima semana. Mas os proibicionistas Rui e Luís podiam ter dito uma palavrinha sobre o fundo da questão, a do nacionalismo de faca e alguidar, pois aqui a tourada é mero pretexto de anti-espanholismo. Aquilo não é repulsa a sangue de toiro bravo. É sede de ver a Espanha partir-se aos pedaços. Se necessário, com outros sangues. Como aqui comentou o meu amigo Daniel:
No dude usted de cuáles son los verdaderos motivos por los que en Cataluña se han prohibido las corridas de toros: Porque son un símbolo de España. Lo de la tortura al animal y esas milongas es secundario.
No se trata de un asunto de compasión hacia los animales, sino de manipulación política. Esta vez la víctima fue la tauromaquia.
Cataluña sigeu dando pasos atrás en la historia. Ahora, los aficionados catalanes se verán obligados a viajar a Perpiñán, en Francia, para ver una corrida de toros. Como en la época de Franco, cuando iban allí a comprar los libros y ver los films que la dictadura prohibía.
(publicado também aqui)
Verdade, caro João. Ontem, uma amiga catalã escrevia no seu facebook, em bom inglês "Mais uma vez se prova que a Catalunha não é Espanha".
De Antonioo a 29 de Julho de 2010
Os antitouradas podiam exigir que as vacas pastassem nos jardins de Barcelona como fazem nas cidades da India.
E que esses amigos dos animais distribuissem milho aos bichinhos com se faz com os pombos.
Tadinhos!!!!
De Zé Paulo a 30 de Julho de 2010
Pelo menos nessa politiquice os touros saíram ganhando...e ainda bem.
Agora que os grandes, neste caso os homens pensantes, desembrulhem o pacote que arranjaram.
Eu, que até gosto de um bom bife na cadeia alimentar, mas que não consigo bater palmar para um esporte tão rudimentar (no mau sentido da palavra) só por se dizer ser "cultural".
Gostei dessa do "esporte tão rudimentar". Este cara deve ter assinatura para as touradas no Maracanã, com granaderias do Fla e do Flu...
De Zé Paulo a 1 de Agosto de 2010
Chato ter que ler ou perceber que nem sempre estão em sintonia consigo, não é? Isso acontece muito nas grandes ditaduras, ou seja, não saberem lidar de forma consistente com as diferenças.
Vais ver que a técnica de tourear e maltratar um boi é muito mais refinada do que um bom jogo de futebol, ainda que em campo esteja o teu Benfica (vê bem que falo do teu Benfica e não de todos os benfiquistas).
Ainda haverei aqui te ver a defender a circuncisão feminina por estar vinculada a questões culturais.
E desculpa lá baixar o nível do meu comentário à rudeza do teu.
Não é a polémica sorte dos touros que está principalmente em causa nas decisões dos homens; é a dignidade dos humanos quando promovem espectáculos públicos de linchamento só porque não podem recuperar o circo mromano. É a nossa moral que se joga nas touradas. mas é claro que alguns não podem prescindir da carnificina; ainda não evoluiram.
Caro João Tunes, quase sempre o que escreve me suscita admiração pelo bom-senso do argumento, pela finura do estilo e pela sabedoria que se adivinha. Este post, porém, separa-nos irremediavelmente : inscreva-me lá no bando de idiotas que "não entende patavina do que não gosta" e que não consegue passar da "repulsa bárbara assente em clichés". Nem todos conseguem perceber a nobre estética da tortura ou apreciar a aristocrática beleza sangrenta da morte. Ah, e já agora, mesmo que a Catalunha tenha tomado a decisão pelas "razões erradas", por mim, está à vontade para proibir que uns quantos senhoritos se pavoneiem em trajes anacrónicos e levemente adamascados enquanto alardeiam uma coragem inútil e estúpida com o único propósito de torturar e matar um toiro para gáudio de uns quantos que dizem olés enquanto fumam puritos...
Comentar post