A proverbial afinada organização que era apanágio do PCP está a chegar aos presbitérios, arcebispados, bispados, até às sacristias. O que prova que a militância pega-se. Como se a pandemia política estivesse a arejar sotainas e metê-las em andanças de caça ao voto.
Acabei de tirar da caixa do correio, um panfleto (*) com que um qualquer bispo activista, em nome dos "bispos católicos", pretendeu iluminar a minha inclinação do voto no referendo sobre o IVG. Um bispo crédulo, julgo eu tanto. Porque me tomou como devoto com dúvidas esperando a boa nova da orientação do centralismo democrático que nos encaminha para a vontade do Vaticano. Não percebendo pela catadura da minha caixa do correio que ela é receptáculo usado por quem é rebelde a rebanhos.
O panfleto em fundo branco imaculado bem me avisa que “o aborto provocado é um pecado grave porque é uma violação do 5º Mandamento da Lei de Deus”. Passado o abalo do susto de me ver em plano tão inclinado de instintos maus, fico-me com a percepção, feliz pela democracia, como vão longe os tempos em que os bispos seus confrades antecessores decretavam de púlpito, homília e dedo anelado em riste e em consonância com as excelentíssimas autoridades. E sorrio-me pelos bispos que temos nestes tempos. Coitados, chegou-lhes a hora do “porta-a-porta”. Que canseira. Mas já não era sem tempo vir a hora de eles se cansarem. Haja deus.
(*) Título: “Nota Pastoral do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa sobre o referendo ao aborto – RAZÕES PARA ESCOLHER A VIDA”, 19/10/2006
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)