
Nas Teses do PCP para o XVIII Congresso, sobre Propaganda, incentiva-se:
“A valorização e desenvolvimento da presença do Partido na Internet, potenciando os meios existentes e a sua crescente massificação e tomando novas iniciativas” (ponto 4.9.4.6.)
Mas respeitando:
“a recusa de que os seus membros expressem publicamente opiniões contrárias à orientação do Partido” (ponto 4.3.3.4.)
Então, os bloggers que sejam militantes do PCP, os da espécie de bloggers auto-censurados, o que podem exprimir nos seus blogues? Reproduzir comunicados do PCP? Noticiar comícios, festas e manifestações do PCP? Citar o “Avante”? Copiar os discursos de Jerónimo de Sousa?
Ao fim e ao cabo, batendo certo, o mesmo que se permite na China, em Cuba e na Coreia do Norte, os regimes apontados nas mesmas Teses como sendo os do "bom socialismo".