Quarta-feira, 19 de Março de 2008
Foi de mulher o discurso de Angela Merkel no Kneset sobre o Holocausto e transmitir, em alemão (assim mesmo, na língua usada para dar as ordens de extermínio dos judeus) aos deputados israelitas quanto a suma barbárie envergonha, hoje, ou ainda hoje, os alemães. Cumprido o gesto bonito e em dívida para com os israelitas, no sítio certo, falta cumprir o restante itinerário do resgate das culpas alemãs. Por exemplo, como se a aberração nazi não lhes tivesse chegado, terem pouco depois criado outra, a RDA. Já agora, com a promessa de que a Alemanha já se fartou de tanto disparatar e resolveu mesmo curar-se dessa tendência. O problema aqui é saber qual o sítio adequado à confissão desta outra vergonha com promessa de futuro bom juízo. Talvez perante a História.
De
Lutz a 21 de Março de 2008
Caro João, ao contrário da Alemanha nazi, a RDA não foi uma escolha dos alemães. Pelo que, se se quisesse - o que não quero - exigir desculpas a uma nação pelo a RDA tem feito de mal, esta não seria a Alemanha. Mas você sabe-o.
O problema mais interessante na questão levantada no seu post é, se por um lado haja necessidade e propriedade de desculpas, muitas vezes é difícil identificar uma entidade a quem legitimamente exigi-las. A RFA assumiu a pesada herança da Alemanha nazi. E bem. Mas a regra não é tão facilmente extensível. Vamos pôr o povo russo de hoje por a pagar pelos crimes da União Soviética?
Caro Lutz, estou em absoluta discordância com quase tudo o que escreveu. Mas não vou ser cínico ao ponto de dizer que vc o sabe porque já o sabia. Prefiro dizer, apenas, que não concordo com o seu conceito de "escolha" (dos alemães escolherem o nazismo e os alemães de leste não terem escolhido a RDA). E apelar à sua honestidade intelectual para retratar-se confessando que eu não falei em "pagar" e que saberá bem que não me leva por aí. Não estou zangado, até pelo momento hilariante que me proporcionou ao dizer, santa revelação, que "A RFA assumiu a pesada herança da Alemanha nazi" (sem mencionar os onde, quando, como).
Saudações.
De miguel mouta a 19 de Agosto de 2008
Caro Lutz,
Apesar das desculpas de Merkel, vemos hoje ( OUTUBRO 2008, 01 ANO APÓS A VISITA DA CHANCELER A ISRAEL ) , uma nova provocação aos russos, com a defesa de direito da Georgia na União
Européia, NATO, etc... . Bem , todo mundo sabe que só a Alemanha gosta de mexer no vespeiro russo, quando ninguém no mundo quer. Diga-me , não será isso um trato genético ? Acaso o Senhor já leu Darwin, Watson e Crick, e a história dos Vândalos ? A única coisa sensata que ela falou é sobre a vergonha ( de 1000 anos , e que reinará sobre todo o DNA alemão, exceto o que desertou ). Desculpe-me mas o vosso discurso é uma defesa de um povo que quis a Guerra Total, e que optou conscientemente ,pela insensatez ( "Forças do Atraso ", como dizia o velho Churchill ).
Comentar post