Para os adeptos do basquetebol, é hora de luto, luto carregado. Mike Plowden, português de origem norte-americana, 49 anos de idade, caiu quando treinava e não teve sequer tempo para se despedir. Já não treinava para jogar, remetido que estava, após uma carreira de enorme sucesso como jogador - tendo envergado as camisolas do Barreirense, do Juventude de Évora, do Atlético, do Benfica (com cuja camisola foi 8 vezes campeão nacional) e da Selecção Portuguesa (após se naturalizar, representou 61 vezes a selecção nacional) -, mas sim como treinador de uma formação juvenil de um modesto clube do Pinhal Novo.
Mike Plowden terá sido o melhor jogador de basquetebol que passou pelos pavilhões portugueses. Aliava ao seu enorme talento, uma genuína capacidade de adaptação à realidade e cultura portuguesas, era um coração aberto, franco e sempre juvenil, que fazia em cada pessoa com que se cruzava um amigo. Uma alma grande num corpo grande em cima de um enorme talento para dominar, tornando-a aparentemente simples, a arte complexa do basquetebol.
Devo muito do meu gosto pelo basquetebol a ver jogar Mike Plowden. Devo a Mike Plowden muitas horas de alegria a comemorar triunfos e títulos. Nesta hora de súbita despedida, só lhe posso pagar tanto em dívida com um adeus de profunda tristeza. Adeus, campeão.
OS MEUS BLOGS ANTERIORES:
Bota Acima (no blogger.br) (Setembro 2003 / Fevereiro 2004) - já web-apagado pelo servidor.
Bota Acima (Fevereiro 2004 a Novembro 2004)
Água Lisa 1 (Setembro 2004 a Fevereiro 2005)
Água Lisa 2 (Fevereiro 2005 a Junho 2005)
Água Lisa 3 (Junho 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 4 (Outubro 2005 a Dezembro 2005)
Água Lisa 5 (Dezembro 2005 a Março 2006)