Sexta-feira, 31 de Agosto de 2007

AS FARC E O "FESTIVAL ADELANTE"

001xr1a3

 

Incorre num claro equívoco, caro Tiago. Não é o PCP que é amigo e chama para acampar na “Festa do Avante” o bando narco-terrorista das FARC. São as FARC-EP que são amigas do PCP e lhe desejam muitos êxitos em todas as suas actividades. E a amigos fecha-se a porta e não se deixa entrar?

 

Sff, leia aqui:

 

 

Camaradas del Comité Central y Militantes en General del Partido Comunista Portugués.

Lisboa.

 

Apreciados Camaradas:

 

Reciban el saludo comunista y bolivariano de los Mandos, Guerrilleras y Guerrilleros de las FARC-Ejército del Pueblo. Deseamos al Partido, muchos éxitos en todas sus actividades.

El oportuno y solidario Comunicado emitido con motivo de las provocaciones contra nuestra Organización revolucionaria, por el hecho de estar siendo vendido su órgano oficial de información, la Revista Resistencia, en el Festival de ADELANTE, nos llena de sano orgullo, pues vemos en ese gesto del Partido, una de las más caras expresiones de la militancia comunista: El Internacionalismo Proletario.

En uno de sus viajes al pasar el Quijote cerca de una casa le dijo a Sancho, su compañero inseparable: “Ladran los perros, Sancho, luego es señal que cabalgamos!”

Entendemos de esa forma el malestar que causan en el enemigo de clase actividades militantes, como el Festival de ADELANTE, cuando explicitan clara y públicamente su firme Solidaridad para con el avance libertario del pueblo colombiano y demás pueblos de nuestra Grande Patria Latinoamericana y Caribeña, hacia la Segunda y Definitiva Independencia!

 

¡VIVA EL PARTIDO COMUNISTA DE PORTUGAL!

¡CON BOLÍVAR, CON MANUEL, CON EL PUEBLO Al PODER!

 

Fraterno abrazo comunista para todos.

 

Raúl Reyes

Jefe de la Comisión Internacional de las FARC-EP.

Montañas de Colombia, Septiembre de 2006

Publicado por João Tunes às 15:35
Link do post | Comentar
13 comentários:
De odete pinto a 31 de Agosto de 2007 às 19:25
Sem comentários
De leonor simões a 31 de Agosto de 2007 às 20:23
Se vocês articulam toda uma campanha contra o PCP e a Festa do Avante, em que dizem todos o mesmo, não se queixem de eu colocar este comentário por toda a parte.

Começo por dizer que é absolutamente indecente e desonesto o truque aplicado este ano à Festa do Avante!.

No ano passado, «eram mesmo» as FARC, segundo alguns blogues.Agora passaram a embirrar com o PC da Colômbia que o Diário de Notícias, com grande autoridade e isenção, transformou no «braço político» das FARC.

Uma só pergunta: se, por acaso, o PT brasileiro fôr um dos muitos partidos sul-americanos que não condenam as FARC não deveria ser convidado pelo PCP para a sua Festa ?

Eu também lamento o rapto da Ingrid e desejo a sua libertação sobre a qual se pode ter essa esperança pois se julga que esteja viva.

Mas não deixem de ler este extracto de uma noticia no Le Monde online de 12.07.07:

«Un procès sans précédent vient de s'ouvrir à Birmingham, en Alabama. Une entreprise américaine, la compagnie minière Drummond, qui exploite du charbon dans le nord-est de la Colombie, est accusée d'avoir financé l'assassinat de trois syndicalistes colombiens en mars 2001. L'affaire est suivie de près par les milieux économiques : pour la première fois, une entité américaine pourrait être poursuivie pour des faits commis en territoire étranger.
Après la sélection des jurés, lundi 9 juillet, le tribunal fédéral de Birmingham a entendu, mercredi, les avocats. Le défenseur de la compagnie, William Jeffress, a tenté de remettre les faits dans leur contexte. Les syndicalistes "ne méritaient pas de mourir, a-t-il dit, mais ce sont trois hommes parmi des milliers de syndicalistes assassinés en Colombie".»

E reparem bem no que disse o mais que insupeito advogado americano : «milhares de sindicalistas».

Para estes não há qualquer esperança pois estão debaixo de sete palmos de terra.

Não quererão V.Exas. mais o Diário de Notícias ter uma palavrinha de solidariedade para com as suas famílias ? O PCP da Colômbia está farto de as ter e não poucos dos seus militantes e dirigentes estão nesses milhares de sindicalistas mortos (e não foram as FARC que os mataram).

Haja um pouco de pudor.Se quiserem mantenham a campanha pela libertação de Ingrid Bettancourt .

Mas não vos ficava mal lançarem uma campanha exigindo ao PSD, ao CDS e ao PS que reclamem do Governo de Uribe a pronta responsabilização e julgamento dos executantes e mandantes dos assassinatos na Colômbia de «milhares de sindicalistas».

E por favor não assobiem para o lado nem fujam aos quesitos porque isso é cobardia política e intelectual.
De João Tunes a 31 de Agosto de 2007 às 22:21
Três notas de excepção dando paleio a esta falsa "Leonor": 1) O comunicado transcrito é das FARC, não é do PCC; 2) Revelador que o encapuçado em travesti de "leonor" fale do "PCP da Colômbia" em lapso de linguagem revelador de excesso de irmandade (até parece o alter ego de Miguel Urbano Rodrigues); 3) Claro que Uribe não é flor que se cheire mas o seu mau odor político não retira nada ao carácter mafioso e terrorista dos psicopatas das FARC.
De paulo santiago a 31 de Agosto de 2007 às 22:38
A D.Leonor,foge aos quesitos e assobia para o lado,
indo buscar um advogado americano que diz"terem
sido assassinados milhares de sindicalistas".Quem os
matou?Será que a organização,ou organizações que
os mataram,foram convidados de alguma Festa em
Portugal?Não é isso que está em causa.O que está
em causa,é serem as FARC um grupo terrorista,
traficantes de droga,sequestradores de dezenas(ou
serão centenas?) de pessoas,actuando à boa maneira
do Al Capone,ou dos bandidos do Cartel de Medellin.
São estes tipos que a D.Leonor defende como paladinos da justiça revolucionária?Não vá por aí.
Estes gaijos das FARC,só têm uma designação
BANDIDOS ASSASSINOS.
Não dê,como exemplo,o PT brasileiro,veja as últimas
do"mensalão"
De cfreitas a 2 de Setembro de 2007 às 11:17
Fiquei admirado pela referência da Dona Lurdes, ao dito advogado americano, como se sabe estes conluiam-se em enormes conglomerados, verdadeiras empresas capitalistas. Não entendo por isso o recurso à denúncia feita por esse senhor. Mas mesmo que seja verdade, e até acreditamos que o seja, o que é que uma coisa tem que ver com a outra Dona Lurdes? A atitude na qual o partido da Dona Lurdes defende o recurso ao banditismo para se defender dos bandidos, apoiada na denúncia de uma cidadão integrado num sistema capitalista (sistema pouco credível, noutras circunstâncias), numa espécie de olho por olho dente por dente, não será descaracterizadora da essência do mesmo?
De João Tunes a 3 de Setembro de 2007 às 11:44
Quem é a Dona Lurdes? Não me diga que o sujeito colador de comentários como quem cola cartazes, usa "leonor" (antes era "margarida") como pseudónimo de solteiro e "Dona Lurdes" como pseudónimo de casado...
De joroca a 2 de Setembro de 2007 às 18:37
Não sei o que o senhor tem contra o Partido Comunista, mas talvez nem sempre tenha uma visão clara das coisas... Como o meu camarada António Vilarigues escreve no seu blogue, os PCP não têm paradigmas e por isso mesmo não pode confundir as amizades internacionais e apoios, como sendo a importação de um modelo!! Quanto ao post que o senhor publicou sobre Cuba do Alentejo, devia informar-se daquilo que por la se passa e não falar do que não sabe! É verdade que não existem prisões - embora todos os Estados tenham que as ter e que se saiba, são, na sua maioria para os seus próprios cidadãos! -, mas talvez la as prisões sejam outras! Tente informar-se melhor antes de postar...
De João Tunes a 3 de Setembro de 2007 às 11:54
Ó homem, vc a citar o Vilarigues lembra quando antes citavam Brejnev. Mas estão a piorar na inspiração pois este seu Vilarigues (o António) não passa, por sua vez, de tb ser um pobre citador (de Marx e Lenine) fora de tempo e a viver à pala do prestígio político paterno (o Sérgio). E se o pai foi um estalinista do seu tempo e fruto da época, o filho não passa de um papagaio de cartilha fora do contexto.
De joroca a 2 de Setembro de 2007 às 18:49
E mais... em cada país adapta-se a luta às condições e idiossincrasias de cada país! Não me repugna a forma de luta das FARC, antes pelo contrário! É necessário uma grande capacidade de abnegação para poder abdicar da própria vida pessoal e ir para a selva lutar por ideais em condições dificílimas! Num país onde se matam os comunistas e se os impede de desempenhar uma luta pacifica pelo poder, só existe um caminho... a luta armada!
De paulo santiago a 2 de Setembro de 2007 às 21:42
e para este"joroca"será que o rapto de Ingrid
Bettancourt,e outros raptos,é...luta armada?
e o narco-tráfico é...luta armada?
De João Tunes a 3 de Setembro de 2007 às 11:58
Ora aqui está um do PCP e "farcista". Vc disse o que passam a vida a desmentir como calúnia. O seu controleiro ainda lhe vai puxar as orelhas porque a língua lhe puxou para a sinceridade.
De joroca a 3 de Setembro de 2007 às 13:08
Caro senhor, apesar de comunista eu tenho uma opinião própria! Apesar de aceitar a opinião do colectivo eu tenho o direito a expressar a minha opinião. Eu expressei a minha ideia e não a ideia do colectivo partidário, o senhor é que está a ter uma opinião precipitada e confunde a opinião de um militante (?)/simpatizante(?) com a ideia de um colectivo partidário!

Quanto ao comentário do anterior comentador: Caro senhor informe-se melhor acerca do narcotráfico na Colômbia e de quem verdadeiramente o faz! Vai perceber que não são as FARC-EP!!!

http://www.farcep.org/
De João Tunes a 3 de Setembro de 2007 às 16:24

Comentar post

liuxiaobo.jpg

j.tunes@sapo.pt


. 4 seguidores

João Tunes

Pesquisar neste blog

Maio 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts recentes

Nas cavernas da arqueolog...

O eterno Rossellini.

Um esforço desamparado

Pelas entranhas pútridas ...

O hino

Sartre & Beauvoir, Beauvo...

Os últimos anos de Sartre...

Muito talento em obra pós...

Feminismo e livros

Viajando pela agonia do c...

Arquivos

Maio 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Junho 2013

Março 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Junho 2012

Maio 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Links:

blogs SAPO